by Flávio Souza Cruz

sexta-feira 14 2011

Divulgo aqui texto que me foi enviado por e-mail sobre a honrosa atitude do bispo Dom Manuel Edmilson Cruz que se recusou a receber uma comenda dada pelo Senado Federal.

"Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, dom Manuel Edmilson Cruz impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem. Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedidos pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”. O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”.

Paradoxo dos paradoxos, foi das poucas vezes que me senti (enquanto membro do povo brasileiro) verdadeiramente representado no Congresso Nacional. Parabéns ao bispo que nos serviu como um estandarte naquela casa! Aos "paralamentares"... vergonha.


Agora o discurso na íntegra!

0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog