by Flávio Souza Cruz

H I P E R F O C U S

F O T O J O R N A L I S M O

SOCIEDADE E POLÍTICA

quarta-feira 24 2003

Uns 20 dias atrás estive num evento promovido por algumas lojas de moda alternativa na qual encontrei alguns exemplos bem interessantes de algo que eu curto muito que são os flyers. Sempre me despertou muito o interesse sobre essas peças gráficas, principalmente aquelas que trazem um visual retrô revisitado. Pelo mundo afora, existem muitos colecionadores de flyers e, depois daquele dia resolvi catar pela net afora para ver se encontrava um destes. Encontrei um brasileiro, morador de NY que é um colecionador de carteirinha dessas peças. Para aqueles que quiserem se aventurar por esse universo, aqui vai o endereço dele. Posso garantir que vocês irão descobrir muita coisa legal por lá.


PS. 1 - Se você conhece algum outro site na net onde há uma boa coleção de flyers, por favor, deixe o endereço aqui nos comentários! Thanks!


domingo 21 2003



Dei uma olhada hoje no blogstreet, que é um site muito legal que te dá informações sobre nossos blogs e acabei descobrindo que o Epifania está linkado apenas por 6 blogs enquanto o Hocus Pocus está na lista de outros 46. Sendo assim, eu quero pedir aos meus amigos que colocaram o Hocus em suas páginas para que também coloquem o Epifania em seus links. Um certo Flávio, no mundo, vai ficar bem feliz! No mais, neste exato momento, a página atingiu o número cabalístico de 8.888. Sendo assim, faltam para 1.112 para completar os 10 mil primeiros visitantes, dia no qual pretendo fazer algo bem diferente por aqui. Quanto ao King of Fighters Zev, que comentei no post anterior, quero dizer que o jogo é muuuuito legal e vale a pena fazer o download. No mundo dos blogs, quero citar o Skill Files Blog, que foi feito pelos amigos do Nitro, o qual ainda não sei direito do que se trata, mas que merece atenção especial pelo design da página. O outro destaque é o debate sobre tradução, legendas e dubladores fervorsamente empreendido pelo libertário libertino.




Por fim, eu quero rapidamente comentar sob o episódio Gugu Libertato e Fake PCC. Sobre o ocorrido, acho que dispensa maiores comentários pois foi largamente explorado por toda a imprensa. Vai aqui apenas um lamento. Em 94 eu estive em SP nos estúdios do SBT por uma semana fazendo um estudo sobre o finado programa Aqui Agora, aquele mesmo do Gil Gomes, "Um Hoomemm..." Me lembro de repetidamente circular por aqueles corredores e observar como eles repetidamente acompanhavam os diversos monitores espalhados que mostravam os resultados do Ibope. Me lembro também de saber que o Gugu é um destes obsessivos compulsivos no acompanhamento dos pontos ibopopais. Isso é errado? Há algum problema em se preocupar com o principal indicador para captação de publicidade e recursos para uma emissora de TV? Há sim... a partir do momento em que a ética é assassinada para que se obtenham estes pontos. A utilização de factóides e encenações na TV por pessoas sem compromisso com o público é um lastimável e perigoso indício. Para quem não sabe, a utilização de uma frequência de onda televisiva é fruto de uma concessão pública. Em bom termo, o Estado, o qual foi por via indireta e direta instituído e reinstituído por nós cidadãos é quem concede o "espaço" para a operação de uma emissora de rádio ou TV. Lá no fundo, em termos bem rousseauneanos, uma TV exibe seus programas por que nós assim o concedemos. E vejam só como este programa do SBT tratou, neste episódio, a sociedade que lhe deu o direito de se apresentar - como pessoas maquiadas com uma bola vermelha no nariz! Pior do que isso, fez uma apologia ao crime e... pasmem... eu não duvido nada que o PCC verdadeiro não resolva fazer o trabalho que os falsos bandidos deram a dica... Padre Marcelo, Datena... take care!

quinta-feira 18 2003

Não posso deixar de mencionar aqui a mais impressionante animação em flash que já vi até hoje na internet - o nome é Broken Saints - Confira!

A outra notícia, agora da madrugada, é para aquele apreciador de emuladores e neogeo que porventura vier parar aqui neste blog. Trata-se de King of Fighters ZEV uma versão totalmente reeditada do famoso hit da SNK através do Mugen. Neste site, você encontrará um arquivo com o jogo (que ocupa 190 megas) e mais um pacote com o som com mais 50 megas. Diz o forum onde eu descobri essa belezinha que é só unzipar os dois arquivos e jogar. Por enquanto, não sei de mais nada pois os arquivos estão ainda por chegar aqui. Anyways, vale a pena tentar! [Ps. 1 - it Works!]

terça-feira 16 2003

Por falar em reunião da OMC, onde o grupo dos 21, encabeçado pelo Brasil, tentou mudar as regras do jogo do comércio internacional, poderia dizer que o pneu da geopolítica internacional continua rodando firme, apesar de pra lá de careca e chato. Subsídios são, para lá de questões técnicas de salvaguarda para flutuações sazonais nos preços agrícolas, um aparato de proteção constituído historicamente por grupos de pressão e lobistas. Isso não muda de uma hora para a outra, mostrando obviamente que retórica liberal é uma coisa e sua prática, outras tantas. Em bom português, a cólica na barriga alheia não dói. No caso, a cólica causada por uma úlcera renitente é a fome que prospera em países condenados a serem satélites da vaca gorda mundial. Me perdoem a ironia estranha e a acidez... às vezes, não há como não ser.

Para quem gostou da imagem, visite o Adbusters Tenho certeza que irá encontrar coisas interessantíssimas por lá!


quinta-feira 11 2003

Às viúvas do Soulseek

Um tal grupo, o fabuloso e conhecidíssimo sapphirecut entrou com uma DMCA (Digital Millenium Copyright Act), uma ação baseada no código de direitos autorais do novo milênio contra o Soulseek e contra a Verio (a empresa que hospedava virtualmente o serviço do soulseek) por causa das músicas que estavam sendo partilhadas no sistema. Por essa razão, por estes músicos "gente buena" o soulseek saiu do ar. No momento eles estão negociando com um novo provedor e já elaborando uma defesa judicial contra a ação movida pelo Saphirecut. Não se trata de uma ação movida pela RIAA, a toda-poderosa associação dos produtores de áudio e video norteamericano. Segundo é informado, o serviço voltará as soon as possible e parece que nessa semana ou na próxima as coisas voltarão à normalidade. Enquanto isso, o soulseek solicita a todos que retirem as músicas do sensacional grupo da safira. Para aqueles que quiserem saber sobre o status do servidor é só entrar aqui. Para maiores informações, este é outro caminho. Enquanto isso, vamos de Direct Connect.

PS. 1 - "Jorge Amado, Mar Morto", deixou hoje o topo da minha estante e foi parar numa praça... De agora em diante é por conta dele...

PS. 2 - Acabei de assistir Flashdance, estrelado por Jennifer Beals, uma morena bailarina que encantou os olhos da minha adolescência, época do boom dos videoclips. Após o filme, ao olhar para os créditos e repensar com os meus botões, fiquei me perguntando sobre onde diabos teria ido parar aquela mulher, pois desde que a minha falha memória relembra nunca a vi mais nas telas. Pois bem, a internet está aí é para essas coisas - onde foi parar Jennifer Beals?


O livro, este artefato

well, well, well, aos meu persistentes visitantes que acá aportam sem por várias vezes nada encontrar, quero dizer que aderi à campanha do atentado de hoje! Vou por um livro meu em algum lugar na roça iluminada mais bela deste país. Será que encontrarei um pela cidade? Tenho lá minhas profundas dúvidas... No entanto, vai ser bem legal saber que minha bomba-livro vai explodir na imaginação de algum leitor incauto. Hoje, na CBN escutei o tradicional bate-papo entre o Heródoto Barbeiro, o Carlos Heitor Cony e o Artur Xexéo. O último deu seu total apoio à proposta enquanto o Cony, que é um dos cronistas que mais gosto, dizia que o atentado poético nada mais é do que uma brincadeira de escoteiro. Quero crer que ontem o bom Cony acordou inviezado e que de fato não tenha captado a essência de toda essa brincadeira. De fato, é mostrar independente de deliberações de governos e grupos organizados, podemos nós brincar por um mundo mais lúdico e dionisíaco, menos sério, certamente melhor.

No mais, quero indicar a leitora deste interessante texto escrito pelo Renato Pompeu, defendendo a teste de que Buda acabou vindo a ser nada mais nada menos que... Pasmem! Um santo católico!

sábado 06 2003

quarta-feira 03 2003

Textos novos, que de bate-prum desaguaram, no Epifania vos aguardam, caros senhores e senhoras, fiéis amigos e companheiros!

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog