by Flávio Souza Cruz

terça-feira 09 2008


Eu descobri este video abaixo no blog do Mochileiro Selvagem. Eu não o conhecia. Inicialmente, tive lá aquela impressão: "mais um video bonitinho com uma criança falando coisas legais..." Ledo engano. Essa menina realmente me fez parar para escutá-la, da mesma forma como fez com os jornalistas, ativistas e representantes da ONU ali presentes. Ela me fez escutar boas verdades sobre aquilo que sempre achei, mas pouco fiz. O ano era 1992 e o evento foi a Rio-92. Eu estava participando através do GreenPress, encontro de jornalistas realizado em Belo Horizonte na mesma época. A minha preocupação naquele momento era literária. Estava lá por conta da poesia e realmente não me lembro desta menina Severn. Mas me lembrarei sempre deste dia de hoje no qual a escutei falando. Severn Susuki continua seus trabalhos como ativista ambiental, como é possível ver neste link do wikipedia. Ela não perdeu seu foco, como a maioria de nós faz um dia.

No video, enxergamos o quanto é constrangedor sermos colocados, enquanto adultos, na parede por uma criança. O quanto é constrangedor concordar com cada exata palavra que ela fala e o quanto é constrangedor termos em mente que fizemos tão pouca coisa ou coisa nenhuma para mudar as desigualdades e destruições neste nosso planeta.

O que posso eu dizer para Severn?

Muito obrigado, moça! Você está certa! Eu me sinto envergonhado! Não serei mais o mesmo!



Ps 1 - E digo mais! Cada um de nós deveria, em cada exata manhã de nossos dias, assistir este video antes de sair para a rua!

0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog