by Flávio Souza Cruz

terça-feira 25 2008

O drama do papel em branco é uma doença que repentinamente pode atacar todo aquele que se dedica a escrevinhar, quer por diletantismo, vocação, impulso ou profissão. Como jornalista, eu sempre tive medo deste drama (não sem fundamento, dado que o mesmo já me acometeu de fato). Sempre evitei me envolver com uma redação de jornal por não ter muita paciência em trabalhar em escala de produção sob a batuta implacável do relógio. Se bem que justamente nessas horas, como bom hiperativo que sou, eu trabalho sensivelmente melhor e as coisas acabam acontecendo.

Eu tinha idéia e vontade de trabalhar em uma revista, mas acabei não indo por este caminho. Eu acho que ser freelancer é algo que tem a ver mais com o meu jeito de trabalhar. Enfim, pretendo ainda organizar uma revista e virar eu mesmo o editor [lembrando que, como dizem as más-línguas, o editor é aquele sujeito que separa o joio do trigo e publica o joio!]. Eu e meu amigo Boaventura acabamos criando um jornal de Poesia há um bom tempo atrás. Acho que no ano que vem, será o momento de darmos uma ressuscitada no Marreco [mas talvez com um outro nome menos palmípede]. De qualquer forma, este blog aqui vai servindo como um piloto para alguns ensaios de texto. E é aqui a questão deste post.

Eu hoje fiquei me perguntando sobre como poderia atrair mais visitantes a este meu espaço aqui. Certamente dar uma melhorada no visual, publicar o endereço do blog em serviços de busca e otras cositas más seria um bom começo. Dei uma olhada hoje no blog do Kibe Loco e ele ganhou um prêmio não sei de quê de blog. Muito legal e o blog dele realmente é hilariante. Mas lá talvez seja mais um site do que um blog. Outros sites por aí conseguem uma visitação incrível. Não creio que exista algum segredo específico para a visitação em larga escala destes endereços. Mas enfim, um blog precisa de público? A resposta é — sim! Por princípio um blog precisa de público! E a explicação é fácil. Se um blog fosse apenas um diário, ficaria restrito ao bom Word nosso de cada dia, bem guardadinho com código de proteção e tudo.

Um blog é por pressuposto um mural! Algo para ser explicitado, visto, comentado e falado! E pensando por aí , percebemos algo de muito interessante no que eu chamaria pedantemente de fenômeno humano. Já viram como há um ajuntamento de pessoas quando há um acidente? Conglomerados? Círculos de pessoas?! Somos compelidos ao círculo! Veja você: estamos em uma festa, nos viramos e vemos um círculo de pessoas conversando. Tirando lá algum britânico blazé, qual o comportamento esperado? Lá vamos nós ver do que se trata. O ser humano é isso! Gosta de conglomerado! Gosta de ver, de preferência, se está havendo algum sangue correndo ou uma orgia rolando por dentro de um conglomerado!

Queremos participar. E partilhar também, por que não?! O blog para mim é mais um destes fenômenos. De forma mais sofisticada, obviamente, por que estamos no mundo das letras. Mas, no fundo, queremos partilhar da vida dos outros. Ver o que o outro pensa, cheira, gosta, faz. E outro obviamente tem alguma necessidade catártica ou não de se exibir. E aí tudo isso varia nos mais distintos graus e intensidades. Creio, no entanto, que blogs que expõem a vida da pessoa em maior grau são mais suculentos de ler. E este suculento aqui me remete e quer te fazer remeter mesmo a uma mordida vampiresca. É isso, blog foi feito para ser sugado! Mordido! Blog é volúpia! E tenho dito!

Hasta Pronto!

Ps - Publicado originalmente em 9/26/2002 08:22:30 PM

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, ótimo blog...

Vou te visitar outras vezes, com certeza !!!

Beijos !!!

Flávio Souza disse...

Seja sempre bem vinda, Aline!

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog