by Flávio Souza Cruz

sexta-feira 28 2008

Um dos principais interesses de pesquisa do autor deste blog se concentra nos chamados livros e filmes distópicos. Neste sentido, resolvi criar no Hiperfocus uma seção especial destinada a tratar especificamente sobre este tipo de produção linterária e cinematográfica. O objetivo é de catalogar e criticar o tipo de narrativa distópica presente em cada uma destas obras. Elas são muitas e este esforço só será completado daqui uns 3 anos, provavelmente. Se alguém não conhece o termo Distopia, pode procurar o significado aqui no wikipedia em português, ou nesta versão mais completa em inglês. Para um melhor conhecimento sobre o assunto, eu recomendo o excelente site Explorying Dystopia.

Hoje eu vou postar um video que até então eu mesmo desconhecia, na qual vemos um pedaço de um documentário no qual Aldous Huxley, escritor de Admirável Mundo Novo, fala sobre outro grande clássico distópico - 1984 de George Orwell. No video, encontramos uma passagem na qual Huxley se dirige a Orwell, através de uma carta, afirmando que o pesado de 1984 seria no futuro o pesado de Brave New World — um mundo no qual a sociedade seria controlada por técnicas sofisticas de manipulação e propaganda.



Atentem para a frase final do video:

"A lição mais importante da história é a de que ninguém aprende as lições da história"


Como pesquisador da história, eu tendo, em parte, a concordar com tal frase. No entanto, eu a refinaria acrescentando: Há sempre alguém que aprendeu tais lições. Resta saber onde este alguém está.

0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog