by Flávio Souza Cruz

segunda-feira 24 2008

Me falaram há pouco sobre a famosa frase de Monteiro Lobato quando assim disse: "Um país se faz com homens e livros." Como eu concordo plenamente com ela, resolvi procurar por outras também ligadas ao universo dos livros. Aqui estão algumas que selecionei da área de frases do site Netsaber:

"Os livros são os túmulos dos que não podem morrer."
(George Crabbe)

"O mundo é um livro no qual o espírito eterno gravou os seus pensamentos."
(Tommaso Campanella)

"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."
(Jorge Luis Borges)

"Livros e solidão: eis o meu elemento."
(Benjamin Franklin)

"Lê em primeiro lugar os bons livros, ou muito provavelmente não terás a oportunidade de os ler."
(Henry David Thoreau)

"Amar apenas as belas mulheres e suportar os maus livros são sinais de decadência."
(Joseph Joubert)

"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."
(André Maurois)


Lá pelos idos de 1994, eu me lembro de ter tido uma daquelas noites memoráveis proseando com um dos maiores historiadores que o Brasil já teve - o saudoso Francisco Iglésias. Em certa altura, eu o perguntei se ele tinha lido o também mineiro Roberto Drummond. Ele, com uma cara um tanto enigmática e engraçada me respondeu em forma de pergunta: "Flávio, eu ainda não terminei de ler a obra completa de Proust. Você acha que eu vou ler 'Sangue de Coca-cola'?

Neste caso, o velho Iglésias concordava com o supracitado Thoreau. Mas... por outro lado, se apenas formos ler os clássicos, como descobriremos os novos?

Ps 1 - Mailart desenvolvida por Michael Leigh e postada no blog Scrapatorium.

4 comentários:

Luciano R. Correa disse...

Tanto concordo sobre tudo isso quanto a livros que publiquei um há pouco (divulgado no meu blog), e em breve colocarei alguns posts sobre mercado editorial. Muitos já pensaram em escrever, mas infelizmente o materialismo tem dominado essa área ultimamente.

Flávio Souza disse...

É um desafio enorme, Luciano. Por que sempre temos que nos defrontar, enquanto escritores, com a seguinte questão:

"que tipo de livro vende feito água e dá dinheiro"?

É o CAPETALISMO, como diria um amigo meu.

Anônimo disse...

muito legal as frases
show o blog

Flávio Souza disse...

Legal que tenha gostado, Guilherme!

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog