by Flávio Souza Cruz

terça-feira 27 2009



Hoje eu visitei a cidade de Sagunt. Trata-se de uma cidade de 60 mil habitantes na região valenciana. Sagunt foi uma importante cidade costeira na época do império romano. Mais do que isso, sua história é ainda mais antiga, tendo sido destruída pelos cartagineses. A cidade me lembrou muito um ar interiorano bem brasileiro. Muito vazia, quase ninguém pelas ruas. A infraestrutura é mediana, aparentemente inferior à de Xativa. Porém, a sua longa história nos legou belezas incríveis como poderemos ver mais adiante.



As ruas comuns da Sagunt.



Um visual nem tanto de primeiro mundo... porém...



Parte externa do anfiteatro romano de Sagunt.



Portal que dá entrada ao anfiteatro.



O anfiteatro com intervenção moderna. O projeto de intervenção é de péssimo gosto. Porém, os cidadãos de Sagunt agora revivem os tempos do teatro nos moldes grego e romano.



Essa é uma construção relativamente recente assentada sobre o antigo templo de Diana. As bases das colunas e as pedras ainda estão lá.



Daqui para frente é uma viagem só. Eu iniciei este meu trajeto de andarilho com intuito de também aportar em Jerusalém. Acabei deixando essa fase do projeto para o próximo ano. Porém, o castelo de Sagunt supriu parte desta viagem imaginária. Estas ruinas são realmente fantásticas (construídas por sobre outras ruínas ainda mais antigas tais como o forum romano e o templo de Diana) e a sensação é a de uma completa viagem ao passado. Uma caminhada por uma "Jerusalém" profana-quase-celeste!











E este azul chumbo ali embaixo à direita é sim o velho e bom Mediterrâneo.



2 comentários:

Anônimo disse...

Jerusalém, aqui vamos nós! hehe

Anônimo disse...

wonderful place ! and perfect shots with this blue sky

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog