by Flávio Souza Cruz

quarta-feira 21 2009



Hoje (dia 19)terminou o meu pacote do Eurail Pass e devo fazer aqui uma singela homenagem a estes bichinhos maravilhosos chamados “trens” e aos caminhos de ferro, como dizem os nosso patrícios portugueses. Viajei através de vários e vários trens, dos mais variados tipos e estilos. Cheguei à conclusão que, de certa forma, a economia européia pode ser medida através da qualidade dos trens dos seus países membros. Portugal, por exemplo, possui alguns trens modernos, principalmente os que ligam cidades locais. Porém, no geral, sua composição ferroviária é ainda atrasada. França, Espanha e Alemanha possuem os melhores trens, sem dúvida. Dá realmente gosto de andar em um trem francês. Hoje mesmo eu saí da Itália em um trem vagabundo e na mesma hora já fui recepcionado por um trem francês ultra-moderno e aconchegante. É uma diferença brutal. O último que tomei foi o que liga a cidade de Narbonne a Cerbere, na fronteira entre França e Espanha. Deu saudade de tudo isso quando desci do trem. Foi realmente uma aventura fantástica andar nestes bichinhos. Certamente nem tudo andou às mil maravilhas do primeiro mundo. Peguei alguns trens completamente tranqueiras — coisa dos anos 60. Eles me lembravam a infância em BH, quando meu pai me levava à estação ferroviária (e eu já achava aquelas coisas meio antigas). Foi numa destas velhas carroças, no entanto, que eu tive a minha viagem mais divertida. Foi no trem que liga Lisboa até a cidade de Medina na Espanha. Não sei o que deu, mas ocorreu uma fantástica combinação de viajantes na cabine onde estava. Três portugueses, dois brasileiros e uma espanhola. Foi diversão, causos e risos do início ao fim. Nunca me esquecerei desta ótima viagem. Mesmo com trens velhos, dá para ser feliz! Enfim, vamos a eles:



Estação Ferroviária – cidade do Porto.



As moderníssimas acomodações do famoso trem Lisboa-Medina!



Gare de Lyon em Paris.



Só passei por aqui. Mas dá para sentir que é show – Áustria.



Mais do mesmo.



E de vez em quando, pode ser que nos apareça um boliviano tocador de flauta!



Foi uma festa! Pena que acabou!
Mas ano que vem tem mais!

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Flavio,
you are really a kind of true adventurer ! To make such a trip in not so many days it's really impressive! i like the style in which you write your blog. It's very far from known guide books! It's value is in your impressions which are highly interesting. Pictures you take show true life in many cities.It's a part of life! Your relations are authentic and that's why i like them.
Greetings. Have a nice trip back to Brazil !
Marta

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog