by Flávio Souza Cruz

quinta-feira 01 2009

Visitei hoje a cidade de Xativa, que é o nome atual de um antigo sítio romano chamado Saetabis Algusta. O lugar teve ocupação antiga datada da era do bronze. Posteriormente se tornou uma cidade romana, uma região cristã, dominada pelos árabes e posteriormente reconquistada. Nela nasceram dois papas da família dos Borgia.

Vamos então com as maravilhas deste pequeno e especial lugar:



Sítio arqueológico de Saetabis Augusta




Mais do mesmo lá pelas nove da noite.




Como hacier una mierda con la antiguidad! Intervenção moderna nas muralhas que sobem a montanha rumo ao castelo. Aposto que em mais 5 anos isso vai estar terrivelmente pronto. Aí fiquei pensando se daqui há 100 anos tal coisa iria sumir com o seu próprio envelhecimento. Foi daí que cunhei a sensacional frase, parodiando Marx : "toda la mierda se desvanece en el aire!"




Um mosteiro bonitão que fica la na montanha ao lado. Me lembrou dos filmes de El Cid!




A igreja pouco após o sítio arqueológico. Belíssima!




E a lambreta mal-assombrada!

Enfim... Mas e o tal castelo? Mais informações... confira [link=http://uk.youtube.com/watch?v=lUqNeVxkxLM]aqui[/link]

PS 1 - Minha alimentação tem sido nos últimos dias à base de coisas inusitadas e bem modestas. Cada dia no seu tempo e alimentação. Mas especial neste dia, comi das coisas mais gostosas da minha vida inteira - neste restaurante aqui (Mont Sant - aos pés do castelo) tive a oportunidade de comer um prato feito à base de queijo de cabra enrolado com bacon e banhado em mel junto a uma salada com nozes. Putz! Creio que só isso pagou a viagem!

1 comentários:

Fabis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog