by Flávio Souza Cruz

sexta-feira 23 2009




Das coisas mais interessantes desta viagem, confesso que o mais sensacional é o encontro com o inusitado, o inesperado. Alguns dos lugares que visitei estavam lá bem guardados na minha pequena agenda de metas. Mas outros, foram se fazendo ao longo do caminho. O museu aeroespacial Lotnictwa de Cracóvia, a degustação de vinho de talha em Lisboa, a visita a Veneza... nada disso fazia parte dos meus planos. Até mesmo Berlim não era um ponto assim tão rígido. Eu fiquei alguns dias em dúvida se iria mesmo para lá ou descia por cidades mais próximas tais como Frankfurt. Acabei indo para Berlim e depois para a Polônia e tudo isso acabou sendo o melhor caminho possível. Ontem eu me deparei novamente com uma destas coisas inusitadas ao andar pelas ruas. Eis que ao entrar por uma rua nem tão movimentada de Valência me deparo com uma vitrine com um astronauta pendurado lá atrás. Inicialmente pensei — deve ser lá uma decoração de moda e tal. Mas eis que olho para o andar de baixo da vitrine e vejo lá algumas roupas com o símbolo da NASA. Resolvo entrar e me deparo simplesmente com uma exposição aeroespacial contendo objetos da NASA e da ex-URSS - coisinhas simples tais como painéis da Apollo, roupa do Neil Armstrong, manuais da Apolo, roupas dos cosmonautas soviéticos e painéis da estação espacial MIR. Se eu já tinha voltado ao jardim de infância no Lotnictwa, aqui o recreio do dia seguinte! Confiram só!





Bota utilizada nas missões Apollo.



Painel de rádio das missões Apollo.



Macacão do cara - Neil Armstrong!



Equipamentos da Estação Orbital MIR.



Manual da Apollo 10!



Roupas utilizadas nos ônibus espaciais da NASA.

0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog