by Flávio Souza Cruz

quinta-feira 29 2009




Eu tenho vivido em Valência nos últimos dias e esta tem sido a cidade que me acolheu neste vasto colchão de retalhos pelo qual eu percorri no continente europeu. Eu estive em Valência na passagem do ano, mas os meus registros desta passagem foram insuficientes para descrever essa diferente cidade no qual a tradição e a modernidade caminham juntas de uma forma muito intensa. No meu primeiro post, mostrei um pouco deste lado tradicional da cidade, cuja história é anterior à Cristo, possuindo ainda alguns vestígios romanos. Posteriormente eu mostrei a Ciudad de las Artes y las Ciencias, que é um marco recente da arquitetura local em busca de novos atrativos para destacar a cidade com a terceira mais importante da Espanha. Em seguida, mostrei um pouco das coisas inusitadas que encontrei por aqui, ao abordar a exposição aeroespacial Viure a L´espai, contendo objetos aeroespaciais da Nasa e da ex-URSS. No entanto, cheguei à conclusão que tais imagens são ainda insuficientes para mostrar realmente a cidade.

Como é possível perceber, temos sempre fragmentos e pequenos tijolos para construir as nossas cidades. Em cada uma das que estive, procurei captar um pouco da alma (do todo) de cada uma. Mas tal missão é sempre fadada ao fracasso, por mais que nos esforcemos. Creio ter tido um pouco de sucesso em algumas empreitadas. Em outras, nem tanto. Eu precisaria de muito mais tempo para as captar. Em Valência eu tive este tempo a mais. E é por isso que resolvi contar um pouco mais sobre o meu olhar por aqui. Inicialmente pensei em fazer dois posts intitulados "Valência People" e "Valência Places". O que acabou saindo é mais ou menos isso. Porém, resolvi alterar para "Valência P&B" e "Valência Color".

Vamos ver o que temos:















0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog