by Flávio Souza Cruz

sábado 10 2009




Uma coisa importante que eu aprendi é que devemos conhecer as cidades a partir dos seus mercados centrais ou as suas feiras locais. Hoje andei pelas ruas de Amsterdã e posso dizer que gostei muito. Entendi a razão pela qual eles dominaram boa parte do comércio do mundo no século XVII. Eles são comerciantes. Cada casinha tem lá a sua loja. Não pude deixar de parar por uns bons minutos dentro de uma livraria especializada em Idade Média e Renascença. Mas o mais interessante em tudo é que esta cidade é realmente linda. Dá para sacar as inspirações que Van Gogh teve por aqui. E dá para entender a vibração na cidade. Se os belgas gostam de bicicleta, os holandeses muito mais ainda. A cidade é dominada para elas. E obviamente pelos ciclistas que caminham de lado a lado nos mais variados modelos. Bicicletas antigas, em sua maioria, e altamente charmosas. A vida floresce em Amsterdã. Uma cidade cujas ruas são dominadas por um intenso fluxo de pessoas. Comércio, pintura e bicicletas. Eis o cenário.









Eles possuem vários e vários barcos-casa, como este, ancorados nos canais. Tive uma vontade enorme de bater à porta de um destes e ver como é lá por dentro!





Esta cidade é uma pintura. Voltarei, com certeza!

Ps 1 - Hoje foi a primeira vez desde que cheguei à Europa em que eu pedi informação a alguém e a pessoa não respondeu. Foi uma madame holandesa... passou em frente com o nariz empinado e foi andando... Huahuahua! Xinguei ela até em português!

Ps 2 - Amsterdã foi o lugar mais frio onde estive até agora. Como comecei a tirar fotos, larguei as luvas e fiquei com as mãos livres. Teve um momento completamente insuportável em que comecei a perder a mobilidade dos dedos e tudo doía profundamente. Algo que não tinha sentido até agora. Tive que correr para dentro de uma loja para ver se melhorava. Frio terrível!

1 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, Amsterdã é uma cidade belíssima - embora haja um círculo underground crescendo dia após dia. Amei o passarinho... :-)

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog