by Flávio Souza Cruz

segunda-feira 12 2009

Muitas vezes eu ando pelas ruas destas cidades e me defronto com o inusitado — coisas inesperadas que me acontecem pela frente. Além disso, as cidades podem revelar coisas que mal fazemos idéia. Hoje eu fui visitar uma outra Berlim - a underground - Berliner Unterwelten - os vários caminhos que passam aqui por baixo e que viviam ativos em plena Segunda Guerra Mundial. Ela se encontra no lado oriental da cidade, onde ficava a parte comunista. Dá ainda para notar a profunda diferença entre as duas regiões. Os prédios lá são bem padronizados e os preços nas lojas são muito mais baratos. As pessoas também são diferentes. Berlim continua sendo dois mundos distintos, quase 20 anos após a derrubada do muro. Mas enfim...











Fiquei mais de uma hora e meia visitando bunkers debaixo da terra - a cidade subterrânea de Berlim com a guia falando em alemão o tempo inteiro. Ou seja... não entendi bulhufas do que ela disse. E me impediram também de tirar fotos do que vi lá embaixo... Mas não antes de eu conseguir esta aí logo acima! O que eu vi lá embaixo? Camas, malas, pedaços de trilhos, mãquinas variadas, armas, granadas, bombas e... máscaras de gás! Muitas!

Enfim... meu amigo Flávio Maciel pediu para postar alguma foto minha por aqui. Então... eis-me aí neste exato momento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei! Um dia ainda visito isso aí. É uma pequena que não deu pra tirar muitas fotos, mas imagino que a experiência tenha sido marcante! Bjos!

Anônimo disse...

Oi Flávio,

bela viagem, belas fotos. Berlim é uma cidade sensacional. Eu também brinquei por lá...principalmente com os anjos...
http://www.picturapixel.com/blog/?s=berlim&submit=Go

Da próxima vez que passar por Barcelona, me ligue. Vamos tirar essa má impressão que vc teve da cidade.

Ab.

Flávio Souza disse...

A experiência foi realmente um barato, Kay! Era algo que eu tinha realmente que fazer por lá, dado que foi realmente acompanhado por um destes anjos que me salvou e acolheu em várias oportunidades!

Flávio Souza disse...

Oi Cláudio! Me desculpe por só te responder agora. A viagem foi realmente uma correria danada e eu fiquei alguns dias sem net após Berlim. Infelizmente, vários comentários ficaram sem resposta e este foi um deles. Me perdoe o pecado.

Gostei muito das suas fotos de Berlim, mostrando justamente este lado colorido da cidade. A minha brincadeira foi justamente a partir desta oposição entre B&W e o colorido, baseado na dupla de filmes do Wim Wenders "asas do desejo" e "faraway so close".

No mais, no mesmo link que me passou, achei divertidíssima o camisa com o Obama Tchê e também a do cartaz do Duckmenta!

Parabéns pelo Picturapixel. Sou leitor [visualizador] assíduo, como você sabe!

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog