by Flávio Souza Cruz

quarta-feira 21 2009



Em algumas ocasiões, quando menos esperamos, a vida supera a imaginação. E em algumas destas vezes, nos sentimos como personagens de um filme ou romance de intrigas e suspense. No meu relato anterior, falei sobre minha disposição em fotografar as catacumbas de São Calixto. Como também foi visto, a missão foi bem cumprida. O que ainda não foi visto é o preço pelo qual paguei pelas fotos.

A descida às catacumbas se iniciou por volta do meio-dia. Como mencionado, estava lá eu atrás de ótimas fotos descendo por aqueles corredores, entradas, salões e sepulcros...



Alguns salões eram bem iluminados. Outros, nem tanto. Neste meu desgarrar do grupo principal, me defrontei com um outro grupo sendo guiado em italiano. Resolvi investigar por onde eles iam e me deparei com uma grande escada que levava até o ar livre. Subi até lá, marquei o local e desci novamente. Continuei a buscar novos locais para fotos, enquanto escutava a voz da minha guia há uns trinta metros a frente. As coisas corriam bem e nem haviam se passado cinco minutos do período em que havia me desgarrado. Resolvi me juntar novamente ao grupo e os encontrei logo a frente em um salão onde eram realizadas missas. Como a guia ainda estava a explicar as relações do sagrado no local, resolvi dar mais uma desgarrada. Voltei alguns corredores em busca de um sala especial onde haviam imagens incríveis que eu ainda não havia fotografado.


Quando tentei chegar até a tal sala que fica no andar superior onde me encontrava, eis que me deparo com um paradoxo. Eu sabia que a sala ficava na direção que estava seguindo, mas ela simplesmente não estava mais lá. Tentei encontrar um outro caminho, mas ele simplesmente me levava ao mesmo ponto de sempre. Senti que estava em uma espécia de labirinto completamente sem sentido, dado que eu sabia perfeitamente que as direções que estava tomando daria em outras partes. Resolvi encontrar a tal escada que dava ao ar livre, mas eu simplesmente não achava mais. Retornei ao ponto onde estava e resolvi seguir a trilha pela qual já tinha passado para ir até o tal salão da missa. Ao chegar lá, uma grade logo à minha frente. Pensei comigo — eles perceberam que eu tirei as fotos e estão me punindo de alguma forma. Tentei retornar à entrada pelo caminho inicial. Subi as primeiras escadas. Outro portão logo à minha frente. E foi exatamente neste ponto. No exato momento em que estava no alto destas escadas que escutei um som fatal:




TUUFH TUUFH TUUFH - uma por uma - eu vi as luzes das catacumbas se apagando. E de uma hora para outra, me vi dentro de uma catacumba cristã do século II d.C. em plena escuridão e literalmente trancado.

A sensação era terrível. Me senti como estivesse fazendo parte de um teatro do absurdo. Aquelas coisas que só acontecem em filmes, estava justamente ali acontecendo comigo em plena Roma. Em meio à escuridão, tratei logo de abençoar a sábia escolha que havia feito de comprar uma lanterna e sempre andar com ela no bolso. Me pus a iluminar as escadas e corredores até que encontrasse alguma saída. O percursso foi longo. Repetidamente me reencontrei as tais grades que antes não existiam. Dei várias voltas até que resolvi pular uma destas grades. Foi então que reencontrei a passagem para uma das escadas. Subi rapidamente e havia um portão de ferro logo acima da escada. Havia ali um botão vermelho com a inscrição - alarme! Tratei de soá-lo. Não havia som algum. Tratei de esmurrar o tal portão. Gritei. Bati várias e várias vezes em busca de socorro. O resultado - nada. Nenhuma resposta. Nada e tão somente um enorme e profundo... silêncio.

Eu que até então pensava que tudo aquilo se tratava de uma brincadeira de péssimo gosto, me deparei com a idéia de que havia de fato sido abandonado ali dentro. Tentei encontrar uma outra possibilidade. Desci as escadas e procurei por outra saída. Passados alguns minutos, encontrei a outra escada. Ela me levou a outro portão de ferro, aparentemente lacrado. Olhei para a fechadura e a mesma não estava trancada por chaves. Tentei abrir — sem sucesso. Haviam duas trancas enormes, uma acima e outra abaixo da porta impedindo a abertura. Com as mãos, me pus a movimentá-las. Nenhum milímetro se mexeu. Comecei a ficar realmente preocupado.



Ao olhar para o lado, me deparei com uma outra porta menor. Resolvi abri-la e me deparei com uma espécie de escritório-sacristia. Havia ali diversos livros, estantes e uma grande mesa. Nesta sala, encontrei duas outras portas, também de ferro, mas com grades e vidros na parte superior. Ambas estavam fechadas. Não haviam janelas e não havia ligação de ar alguma com o exterior. Eu estava literalmente lacrado debaixo da terra junto com o legado de mártires e mortos cristãos de centenas e centenas de anos atrás. E respirando toda aquela saudável atmosfera. Meu corpo estava todo molhado de suor. A sensação era terrível. Eu tinha que encontrar alguma forma de escapar daquele lugar!

Um quê de afobação e nervosismo me fez vasculhar tudo ali naquela sala. Eu precisava encontrar algo que me ajudasse a sair dali. Encontrei algumas chaves de armários, mas elas nem de longe me ajudariam. Procurei pelas gavetas e portas. Olhei para a mesa e encontrei uma ferramenta de podar flores. Com ela em mãos, tentei arrombar as trancas da porta principal. Fui lá e comecei a martelar a tranca de baixo. com muito custo, consegui removê-la. Tentei rodar a maçaneta e nada se movia. A tranca de cima emperrava tudo. Fui então que tentei removê-la. Comecei a bater e a bater — mas nada se mexia. Cansado e estenuado, retornei à outra sala. Procurei por outras ferramentas. Vasculhei por outras gavetas até encontrar uma chave inglesa e um grande alicate. Resolvi me usar do mesmo para remover a tranca. Voltei à porta principal e comecei literalmente a espancar a tranca, sem menor pudor. Usei de toda a força que eu tinha até que a mesma começou a se mover. Um milimetro apenas. Mas era já algo fantástico. Fiquei uns quinze minutos martelando-a. Bati tanto que machuquei a unha e o polegar. Agora estava com a mão sangrando. Mas eu não podia desistir. Bati mais e mais até que a tranca se soltou. Pronto - estava feito! Havia removido as duas trancas. Agora era só sair...



Rodo a maçaneta. A lingueta da fechadura se retrai. Forço a porta para a frente. Tudo continuava trancado da mesma forma que antes. Havia uma forte tranca do lado de fora da porta, impedindo a passagem. Foi então que as minhas energias espirituais se foram. Pensei comigo mesmo — "Meu Deus! Eu estou a milhares de quilômetros de casa, preso dentro de uma catacumba e não há nada que eu possa fazer a não ser esperar!" Desalentado, resolvi me sentar em uma daquelas cadeiras em volta da mesa. Fiquei lá meditando sobre como tão Kafkiana era essa situação. Preso nos labirintos antigos da cristandade. Sozinho em um ambiente fechado e empestiado.

A situação era crítica. Eu pensava em meus passes de trem que iriam expirar daqui há dois dias. Pensava se haveria alguém ali no dia seguinte para abrir aquela porta. Pensava em mil coisas ao mesmo tempo. E ficava lá rodeando a mesa e dando voltas incessantes tentando imaginar algo para me tirar daquela armadilha. Os minutos foram se passando e nenhuma nova idéia brilhante dava um sinal de vida. Resolvi então reverter a situação emocional. Me concentrei e procurei acalmar o espírito. Eu não poderia desistir. Devia ficar sereno e tranquilo. Assim eu encontraria a solução.

Coloquei a bateria da máquina fotográfica para recarregar. Comecei a examinar os livros e os objetos ali. Examinei roupas, papéis, relatórios, páginas de livros. Minha água estava se acabando. Tratei de recarregá-la ali mesmo com a que vinha através da torneira. Mais alguns minutos. Me sentei. Agora estava em paz. A mente se acalmara.

Levantei e peguei novamente as ferramentas. Comecei a desparafusar as portas. Com grande esforço, uma das travas laterais da porta do escritório caiu ao chão. Era um começo. No entanto, eu não conseguia alcançar a trava lateral superior. Estava lacrada externamente. Mais um desafio. Retornei à mesa. Haviam livros de arte cristã antiga empilhados ali. Comecei a folheá-los. Recuperei a bateria da cÂmera e tive a idéia de registrar aquele lugar. Tirei fotos lá em cima e retornei lá embaixo da catacumba para tirar mais algumas. O clima não estava lá dos mais agradáveis e logo retornei à sala.



Já havia se passado uma hora e meia desde que as luzes foram apagadas. Os ponteiros do relógio andavam e eu ali sentado a pensar novamente sobre aquela situação inconcebível, me lembrando de filmes de suspense e estórias de Indiana Jones. Me sentia em um teatro do absurdo ali preso naquela situação impensável. Resolvi espancar as portas novamente e a gritar por socorro. Bati várias e várias vezes gritando por socorro. Nada. O vazio era a única resposta que eu obtinha.

Mais uma vez me concentrei buscando um centro de objetividade. Retornei à vasculhar as gavetas. Desta vez fui mais minucioso. Resolvi olhar parte por parte, gaveta por gaveta, objeto por objeto. Deveria ter algo ali que pudesse me ajudar. Os minutos iam passando. Eu encontrava objetos de uso pessoal, objetos religiosos, roupas, papéis, livros, agendas e exatamente mais nada que pudesse me ser útil. Finalmente encontrei uma gaveta a qual ainda não tinha examinado. Fui até a mesma ávido por uma solução. Haviam papéis, um pequeno pano e logo abaixo do pano um coisa linda e cintilante chamada - chave! Estava ali. Era ela a minha resposta. Com ela em mãos, corri para a porta principal da sacristia. Rodei a chave. Eu haveria de sair... Com todo o meu ser ávido pela libertação, esperei pela rodada dupla da chave. Virei para o lado e a forcei. O resultado era nulo. Tentei rodar mais duas vezes e nada.

Angustiado, senti que a minha esperança estava se desvanecendo. No entanto, senti também que aquela chave conseguira entrar perfeitamente no buraco da fechadura. Ela devia ter pois um formato semelhante ao da porta dos fundos. Foi então que corri para lá. Era pois, a chance final. Ela tinha que funcionar. Coloquei-a na fechadura. Rodei para o lado. Um clique se fez. Mais uma rodada...

E o ar mais límpido e aconchegante do mundo bateu em minhas narinas como um brisa intensa de juventude - o ar translúcido da liberdade!

8 comentários:

Anônimo disse...

Um verdadeiro Indiana Jones! Ainda bem que saiu - e ainda bem que saiu de lá e não foi detido pelas autoridades! hehehe ... ou eu morreria de remorso do papo "afaste-se do guia". gargalhadas!
Agora vou dar uma olhada nos jornais de Roma pra ver se descubro a identidade do cara que arrombou as catacumbas na última semana!

Flávio Souza disse...

Pode ser que se encontre mesmo! Hehehe! E ainda bem que não havia ninguém para me acusar de ladrão de túmulos!

:D

Esperança disse...

Que aventura, hein???? Digna de um filme.

Anônimo disse...

oh, Flavio, Now as i am reading your story it sounds fascinating. But when i imagine you, completely lonely in these catacombs, locked with "the past" i can imagine that it could be tough experience, really. So life itself wrote this story. Your own book of your pilgrimage ! You and all these ghosts of dead Christians!Really like from a screenplay of some movie !

Flávio Souza disse...

Yes! Life itself wrote this story - but with a special detail - with me as a protagonist! hehehe!

Now it´s funny - but was an unpleasant experience!

Anônimo disse...

hehehe- without you as this special detail wouldn't be the story, so true and so interesting :P
i do hope for the rest of your journey you didn't need your gloves anymore! On the pictures the weather seems to be more friendly than in Cracow !

Flávio Souza disse...

Don´t worry Marta! Here the temperature is between 10 and 15 positive degrees. So - my gloves will be a little gift to you and Jacek with my greetings for every moment that I had with you both.

:)

Anônimo disse...

Fiquei sem ar! ufa

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog